PROJETOS

TECENDO NA ESCOLA

A história da humanidade está repleta de exemplos de pessoas que se inspiraram na natureza.  Após a observação do voo de diversas aves foi projetado o avião.  Eifel se inspirou no esqueleto e na estrutura dos ossos para construir a enorme torre que leva seu nome.  Além disso, agulhas hipodérmicas foram criadas a partir dos dentes inoculadores de veneno de cobras, o velcro após a observação de carrapichos, além de tintas e outros muitos produtos.

Muitos cientistas tentam criar um fio com a resistência, tenacidade e a elasticidade da seda da aranha: mais fina que um fio de cabelo, mais leve que o algodão e mais forte que o aço.

As aranhas são animais que ao mesmo tempo causam medo e despertam a curiosidade das pessoas.  O respeito aos animais aumenta quando aprendemos como eles são e como eles vivem.  Dessa maneira, passamos a valorizar o papel dos animais na natureza e a importância de cada ser para a conservação dessa fonte inspiradora chamada natureza.

Em uma das aulas sobre artrópodes percebi o interesse de duas turmas (701 e 702) pelas aranhas.  Na semana seguinte passei um vídeo sobre os diversos tipos de teias e como as aranhas construíam  e utilizavam essas teias.  Após o vídeo percebi que os alunos estavam encantados e que gostariam  de aprender mais sobre o assunto.   Nesse momento começamos juntos a desenvolver um projeto (Teias do Rui)  que começou com aquele vídeo, passou por etapas de construção de uma teia, pesquisa, confecção de cartazes e finalizará com uma exposição de todo o material construído. A construção da teia com fios coloridos e outros materiais possibilita que os alunos possam explorar o potencial artístico combinado com as informações biológicas.

A pesquisa na internet foi direcionada e englobou  desde hábitos alimentares, predadores e presas, tipos de teias, lendas, curiosidades, espécies brasileiras, entre outros assuntos.   Alguns alunos quiseram escrever poemas sobre o tema e outros perceberam que as aranhas estão presentes em muitos dos meios de entretenimento como filmes e músicas.

Uma outra parte do projeto  será uma  visita a uma indústria de tecidos para que os alunos possam observar como é feita a tecelagem desenvolvida pelo homem nos dias de hoje.

O projeto terminará  com uma exposição das teias e cartazes construídos a partir das pesquisas realizadas, poemas e apresentação de vídeos sobre o tema.
                                      Veja também em:  http://www.professores-cerb.blogspot.com/
A construção da teia na aula de Ciências

Aprendendo a construir.  O início do trabalho

Primeira teia pronta depois de muito trabalho.

Aranha feita somente com barbante

A teia da aranha  e o croche do ser humano.

Diferentes tipos de teias.

Observação de aracnídeos fixados em álcool.



No dia 29  de novembro de 2011 foi a culminância do projeto AS TEIAS DO RUI, com exposição das teias e cartazes confeccionados pelos alunos das turmas 701 e 702 do CERB.
Turma 701


Alunos da turma 702




TERRÁRIO      

       O terrário é um ambiente onde é simulada a condição necessária para sobrevivência de um ser vivo. Quando pensamos em plantas, um terráreo significa um ambiente muito similar às condições climáticas tropicais, ou seja, umidade e temperatura altas e constantes, possibilitando o crescimento de muitos vegetais.
        Com auxílio da estagiária Carolina, os alunos da turma 601 do CERB construiram terrários e fizeram algumas observações e reflexões. Vários questionamentos foram feitos pelos alunos: por que a planta não morre? Preciso regar? E o oxigênio? ela vai crescer? entre outros.
        Com base nesse experimento os alunos puderam também desenvolver melhor o processo de fotossíntese e o ciclo da água, ambos tão importantes para a vida na Terra