A história da humanidade está repleta de exemplos de pessoas que se inspiraram na natureza. Após a observação do voo de diversas aves foi projetado o avião. Eifel se inspirou no esqueleto e na estrutura dos ossos para construir a enorme torre que leva seu nome. Além disso, agulhas hipodérmicas foram criadas a partir dos dentes inoculadores de veneno de cobras, o velcro após a observação de carrapichos, além de tintas e outros muitos produtos.
Muitos cientistas tentam criar um fio com a resistência, tenacidade e a elasticidade da seda da aranha: mais fina que um fio de cabelo, mais leve que o algodão e mais forte que o aço.
As aranhas são animais que ao mesmo tempo causam medo e despertam a curiosidade das pessoas. O respeito aos animais aumenta quando aprendemos como eles são e como eles vivem. Dessa maneira, passamos a valorizar o papel dos animais na natureza e a importância de cada ser para a conservação dessa fonte inspiradora chamada natureza.
Em uma das aulas sobre artrópodes percebi o interesse de duas turmas (701 e 702) pelas aranhas. Na semana seguinte passei um vídeo sobre os diversos tipos de teias e como as aranhas construíam e utilizavam essas teias. Após o vídeo percebi que os alunos estavam encantados e que gostariam de aprender mais sobre o assunto. Nesse momento começamos juntos a desenvolver um projeto (Teias do Rui) que começou com aquele vídeo, passou por etapas de construção de uma teia, pesquisa, confecção de cartazes e finalizará com uma exposição de todo o material construído. A construção da teia com fios coloridos e outros materiais possibilita que os alunos possam explorar o potencial artístico combinado com as informações biológicas.
A pesquisa na internet foi direcionada e englobou desde hábitos alimentares, predadores e presas, tipos de teias, lendas, curiosidades, espécies brasileiras, entre outros assuntos. Alguns alunos quiseram escrever poemas sobre o tema e outros perceberam que as aranhas estão presentes em muitos dos meios de entretenimento como filmes e músicas.
Uma outra parte do projeto será uma visita a uma indústria de tecidos para que os alunos possam observar como é feita a tecelagem desenvolvida pelo homem nos dias de hoje.
O projeto terminará com uma exposição das teias e cartazes construídos a partir das pesquisas realizadas, poemas e apresentação de vídeos sobre o tema.
Veja também em: http://www.professores-cerb.blogspot.com/