Mais alimentos graças a microrganismos
Com o crescimento demográfico exponencial cientistas alertam para a necessidade da duplicação da produção de alimentos nos próximos 40 anos. Esses cientistas acreditam que a manipulação genética seja a melhor maneira de enfrentar esse problema. No entanto, novas descobertas sugerem que fungos e bactérias possam ser uma alternativa interessante.
De acordo com esses novos estudos, microrganismos associados às células das plantas tornam a fotossíntese mais eficiente e promovem um crescimento melhor desses vegetais, resultando, por exemplo, em um pasto mais produtivo e, consequentemente, um rebanho melhor.
O Biólogo americano Rusty Rodriguez realizou uma pesquisa para melhorar a produtividade de tomateiros, tornando-os mais resistentes a altas temperaturas. Ele inoculou nos tomateiros fungos encontrados em plantas naturais das proximidades de fontes de águas termais do Parque Nacional de Yellowstone. O resultado foram tomates que conseguem crescer sob temperaturas de até 65°C.
A utilização dessa técnica é muito mais fácil, mais eficiente e menos dispendioso do que criar espécies modificadas geneticamente, e, além disso, quando melhoramos a produção agrícola com os microrganismos da planta, estamos reproduzindo a forma como isso acontece na natureza, diz Rusty Rodriguez.
fonte: Scientifican American- ano II nº 8
Nenhum comentário:
Postar um comentário